Nos últimos dias 17 e 18 de dezembro de 2001, a CIA aérea AVIANCA foi notificada por Tiago Silva, Diretor do PROCON (Órgão de Defesa do Consumidor), no Aeroporto Hercílio Luz. O motivo que levou a empresa ser notificada foi o cancelamento injustificado de cinco (cinco) voos que partiriam de Florianópolis para Chapecó e outros destinos.
Tiago Silva, Diretor do PROCON de Florianópolis pessoalmente a notificação à empresa aérea, a qual tem prazo de cinco dias para prestar explicações ao órgão de defesa do consumidor. Além disso, a CIA aérea foi multada. O valor da multa é calculado de acordo com o faturamento da empresa.
A INFRAERO e o governo Federal estão passando por uma turbulência incontrolável. Na noite do ultimo domingo (07.08.2011), foi exibida no programa Fantástico, exibido pela Rede globo de televisão, uma matéria referente aos problemas que os controladores de voos vem tendo com o crescente mercado da aviação civil que vem preocupando as autoridades.
Recentemente, foi feito um estudo acerca do número de aeronaves que cruzam os céus do Brasil e o resultado não nada animador. Em horário de pico, nos aeroportos mais movimentados do país, mais de oitenta aviões atravessam o espaço aéreo brasileiro, ou seja, a responsabilidade para cada controlador aumenta proporcionalmente ao número de aeronaves que passam sobre as cabeças dos brasileiros. Com efeito, o número de atrasos também crescem significativamente, causando o chamado caos aéreo. Falta de informações, estrutura e desorganização por parte das CIAs aéreas.
A copa do mundo de 2014 vem se aproximando e até o presente momento, nada de modificações na estrutura dos aeroportos foram feitas, apenas prquenos reparos. Enquanto isso, os passageiros ficam dependendo da nova estrutura que segundo as autoridades até a copa do mundo de 2014, tudo será resolvido.
A CIA aérea Avianca que opera em várias capitais e algumas cidades do interior, sendo que uma destas cidades fica em Santa Catarina, vem passasndo por uma turbulência em Santa Catarina. À 598 Km da Capital catarinense, e próxima da fronteira entre Brasil e Argentina, fica a cidade de Chapecó, um dos destinos da empresa Avianca, com voos diáriso às 06:15 h. e 14:15 h. ambos para Florianópolis e demais capitais brasileiras. Os voos partem e chegam geralmente lotados, pois Chapecó é um pólo industrial muito importante para o Sul do país. Todavia, uma série de atrasos e problemas técnicos vem ocorrendo quase que diariamente e para tentar minimizar este problema a CIA vem locando ônibus para realizar o transportes dos passageiros a seus destinos, ou, recolocam os passageiros em voos da CIA aérea GOL, que também opera em Chapecó fazendo o mesmo trecho que a Avianca. Claro que outros fatores colaboram para os vários atrasos que vem ocorrendo na cidade de Chapecó, um deles, e a questão de visibilidade onde quase lodos os dias durante o inverno, uma neblina repousa sobre a cidade impedindo os pouso e decolagens. O aeroporto Serafim Bertaso, vem sendo alvo de fiscalização constante da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Recentemente, uma aeronave da empresa saiu da pista ao aterrisar na cidade de Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul, um pequeno susto para os quase 100 passageiros que estavam à bordo, somente parte da aeronave ficou fora da pista, mas após algumas horas tudo foi resolvido.
As imagens foram tirdas do site: www.airliners.net
Para quem gosta de viajar, este é o momento para realizar o sonho de conhecer o lugar tão cobiçado. As CIAs aéreas brasileiras, estão brigando por passageiros. É verdade, após o fim da temporada de verão, festas de carnaval e de final de ano, as empresas aéreas GOL, TAM, Azul, Web Jet e Avianca, estão criando estratégias para não diminuirem as vendas de passagens. Vale de tudo, bônus, promoção de mlhagem, descontos bem abaixo do valor convencionale parcelamento em até dez vezes sem juros. Bom para as CIAs aéreas e para os usuários do trasnpore aéreo.
O objetivo das CIAs é atrair as pessoas que nunca utilizaram o transporte aéreo, ou que viajam pouco. Com preços atrativos durante a baixa temporada, onde apenas neste preíodo são os feriados que impulciomnam as vendas, o número de usuários aumentam significativamente. Não fosse só isso, tem-se ainda as opções que os passageiros podem escolher, pois atualmente cinco companhias aéreas disuputam o mercado da aviação civil, é a chamada concorrência, bom para os consumidores que acabam ganhando com isso. Em contra partida, sempre existe a possibilidade da ocorrência de um caos aéreo, o que preocupa não só quem usa o avião como opção para viajar, mas também as próprias empresas.
A GOL Linhas aéreas comemorou neste começo de ano 10 anos de vida voando pelo Brasil. Criada no ano de 2001, a CIA aérea GOL, veio para inovar o mercado da aviação civil, principalmente no que se refere a comodidade e preço, vantagens que vem atraindo cada vez mais passageiros a optarem pela GOL. As inovações começaram no check-in, onde o próprio passageiro compra o bilhete em casa. Ele mesmo escolhe as opções de voos, o assento e a tarifa mais em conta, fora que recebe via e-mail a conformação da compra e o chamado código localizador. Essa nova modalidade de compra de passagem aérea vem dado certo e trazendo bons resultados à GOL, que tem como objetivo, trazer a bordo pessoas que nunca utilizaram o transporte aéreo. Dentro desse contexto de preços atrativos, a procura pela CIA aérea começou a ser grande e com efeito a GOL teve que começar a investir pesado. As outras empresas aéreas sentiram de forma significativa a perda de passageiros para a GOL e não tiveram outra escolha senão reduzirem as tarifas. Começava aí a briga das grandes CIA's aéreas.
Hoje, com mais de 112 aeronaves, a GOL atende uma demanda de passageiros muito grande, voando para praticamente todo o Brasil e agora para alguns países do chamado MERCOSUL, atendendo a um número muito grande de estrangeiros. Os equipamentos usados pela CIA GOL, são os Boings 737-700 e 737-800, todos de ultima geração. Parabéns GOL Linhas aéreas Inteligentes, sucesso e que voe cada vez mais alto.
Ele começou a ser projetado no início deste século, é de uma grandiosidade fenomenal, tecnologia de ponta, imponência, um sonho que criou asas e decolou. O Airbus A-380 completa seis anos de existência, seis anos de muitas cruzadas. A empresa Airbus, foi ousada na criação do A-380, uma vez que empresa queria criar uma avião que fosse grande o bastante para levar um número maior de passageiros, confortavelmente, e que fosse capaz de cruzar de um continente para o outro sem escalas. Tudo é muito grande no A-380. Com apenas seis anos ele tem 79,8 m de envergadura; 73,0 m de comprimento; 24,10 m de altura e com uma área de asa com 845 metros quadrados. O gigante dos céus realiza seus voos com quatro motores Turbofan Rolls-Royce Trent 900, o que faz com que a aeronave tenha veolocidade de cruzeiro de 970 Km/h. O Airbus A-380, tem capacidade para 525 passageiros, podendo ainda levar no modo charter, cerca de 853 passageiros. Para a construção do projeto audacioso, a Airbus escolheu material da masi alta teconologia, para que esta aeronave pudesse oferecer total segurança. Para isso, a emprea não economizou, o gigante dos céus consumiu um valor significativo, cerca de 12 bilhões de euros. A Airubus precisava construir um avião grande, resistente das intemperes e a própria força gravitacional, mas que fosse utilizado materila leve e durável, afinal, uma avião com com as dimenções do A-380, tinha que ser grande, porém não tão pesado, caso contrário, um desastre poderia ocorrer, principalmente financeiro.
Mas deu certo, a Airbus teve um grande número de encomendas e qeu vão longe. Se você tiver US$ 280.000.000,00 (duzentos e oitenta milhõesde dólares), pode comprar um.
As gigantes dos céus não podem reclamar do ano de 2010, pois as vendas superaram as expectativas das duas maiores fabricantes de aviões comerciais do mundo. Mesmo com a crise mundial de 2009 e 2010, a Boing e a Airbus tiveram encomendas que superam a a casa de 500 aeronaves. Segundo a revsita Flap Internacional, edição nº 461, de fevereiro de 2011, a tendência de vendas de aviões comerciais tanto da Boing como da Airbus, terão um crescimento ainda maior. Ambas as empresas estão alterando e remodelando equipamentos já lançados, exemplo disso é a A-320 NEO, lançado em dezembro do ano passado, que é uma cópia mais moderna do A-320, bem como, a nova versão do Boing 737 que logo vem por aí.
Assim que a Boing lamçou o 787, a Airbus não muito contente, lançará o A-350, a versão mais moderna da famíla Airbus.
Os bons ventos sopram a favor de ambas as empresas, que acarraterão bons reflexos principalmente aqui no Brasil, pois com o mercado da aviação comercial em ascensão, as CIAs aéreas TAM, GOL e AVIANCA, que operam com o Airbus e Boing, deverão aumentar a sua forta para garantir a demanda de passageiros que vem acompanhando esse crescimentos, principalmente nos voos domésticos. A estimativa é que este mercado gere um lucro de cerca de 9,1 bihões de dólares só aqui na Amperica Latina. Com esse estímulo, o número de passageiros terá um crescimento bem maior que nos anos anteriores, ou seja, mais gente voando, mais aviões encomendados, e maior lucro.
Aí vai uma amostra do que será o novo Airbus A-350, que será lançado em 2013.